terça-feira, 23 de abril de 2013


Grupo Executivo apresentou projeto APAC RS ao Chefe da Casa Civil

 Luiz Osellame - MTB 9500
                                Projeto APAC RS será apresentado ao Executivo de Canoas


O Grupo Executivo para implantação de uma casa prisional do modelo APAC no Rio Grande do Sul realizou reunião na manhã desta terça-feira (23). No encontro ficou acertada audiência na Próxima semana com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, para apresentar o projeto APAC.

O deputado Jeferson Fernandes (PT), presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), relatou aos integrantes do Grupo Executivo para implantação da casa prisional do modelo APAC no Rio Grande do Sul, que juntamente com o juiz da vara de execuções criminais, Sidinei Bruzuska, o promotor Gilmar Bortolotto e o representante do Ministério Público do estado, Luciano Pretto, realizaram audiência com o Chefe da Casa Civil do governo gaúcho, Carlos Pestana, para apresentar a proposta de instalação de uma unidade APAC no estado. O parlamentar salientou que Pestana ficou positivamente impressionado com o projeto e se prontificou em conversar com secretário da Segurança Pública, Airton Michels, sobre o tema e para que esta nova casa prisional seja instalada em prédio inteiramente novo, adequado para receber e recuperar detentos dos regimes fechado, aberto e semiaberto. “Esta foi uma audiência maravilhosa na última sexta-feira (19) e saímos dela mais otimistas ainda em torno da implantação da casa APAC aqui no estado”, afirmou Jeferson.

APAC em Canoas
O presidente da C CDH também acertou com o Grupo Executivo APAC RS que na próxima terça-feira (30), às 9 horas, ocorrerá uma reunião em Canoas com o prefeito Jairo Jorge para apresentar o projeto de instalação de uma unidade da APAC no estado. Jeferson salientou que Canoas já possui uma política de segurança pública e a aprovação para a construção de um presídio convencional, por isso neste encontro será debatida a possibilidade de construir, no mesmo terreno do presídio convencional, uma unidade prisional APAC. “Eu acredito que tanto o prefeito quanto os seus secretários, ao terem contato com as informações que vamos levar, vão ser sim parceiros neste projeto, até porque eles tem trabalhado muitas questões de prevenção à violência no município, fruto de todo um processo que já vem sendo desenvolvido desde o início do governo. Este é mais um contato que vejo com bons olhos e muito otimismo”, sublinhou o parlamentar.

Presidente da FBAC visita o Rio Grande do Sul
Jeferson também confirmou a presença em Porto Alegre, no dia sete de maio, do presidente da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Antônio Ferreira, para apresentar a APAC e seu funcionamento aos integrantes do Grupo Executivo APAC RS, além de participar de programas de televisão e rádio para apresentar este modelo prisional. “Vai ser uma reunião de trabalho, com a participação das igrejas, ONGs, empresas, Ministério Público, Poder Judiciário, OAB RS e todas as instituições que estão conosco para fazer uma troca de informações sobre o sistema APAC”, frisou.

Presenças
Também participaram da reunião desta manhã os representantes do Ministério Público RS, Dr. Antônio Carlos de Avelar Bastos e Luciano Pretto, a promotora Cíntia Jappur, a representante da Corregedoria da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe -RS), Elisete Janaina R. G. de Oliveira, os pastores da Assembleia de Deus, Lacir Moraes Ramos e Eliezer Moraes e o representante da Pastoral Carcerária da Igreja Católica, Sérgio I. Borges e Enio Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário