sexta-feira, 24 de maio de 2013


Grupo Executivo conhece terreno para instalação da APAC em Canoas
Luiz Osellame - MTB 9500
                             Terreno visitado pelo Grupo Executivo fica no Guajuviras                                   

Membros do Grupo Executivo para implantação da APAC no estado, acompanhados pelo secretário de Segurança de Canoas visitaram, na manhã desta sexta-feira (24), um terreno de dois hectares, no Bairro Guajuviras, oferecido pelo município para a instalação da primeira casa prisional do modelo APAC no RS.

O secretário de Segurança de Canoas, delegado Guilherme Pacífico, apresentou aos integrantes do Grupo Executivo APAC RS um terreno de dois hectares no Bairro Guajuviras, selecionado pelo prefeito Jairo Jorge para ser oferecido para a construção da casa prisional do modelo APAC. Pacífico sublinhou que o terreno oferecido está em processo de urbanização acelerada e contará com escolas, unidades de saúde, centros de referência de segurança cidadã e praça da juventude.

O secretário destacou ainda que diversas reuniões e audiências públicas já foram realizadas no município para conscientizar a população da importância de se receber um presídio no município. Pacífico reafirmou que Canoas quer ser parceira na implantação de uma casa APAC no município, “Nós apostamos no sucesso deste novo instrumento de ressocialização dos detentos e queremos contribuir para que isto se concretize aqui em Canoas”,sublinhou.

Novo terreno visitado possui toda a infraestrutura

O membro do Grupo Executivo APAC RS, promotor Gilmar Bortolotto, inicialmente agradeceu a disponibilidade do prefeito de Canoas em oferecer uma área para a construção da primeira casa do modelo APAC no Rio Grande do Sul e considerou o terreno apresentado adequado para o empreendimento. “Com certeza absoluta a gente pode garantir que este é um projeto que é bom para todo mundo. É bom para o detento porque o método é bom e apresenta um elevado índice recuperação quando comparado ao sistema prisional convencional. Esta metodologia alcança este resultado surpreendente porque trabalha com o comprometimento do detento e tudo que é feito ali busca reconstruir moralmente aquela pessoa, resgatando vínculos com a família, inserindo os apenados no mundo do trabalho e no estudo e, acima de tudo, ensinando valores”, sublinhou.

O promotor Luciano Pretto, também integrante do Grupo Executivo considera o local adequado para a construção da primeira casa APAC no estado. Ele adiantou que as informações obtidas com a visita desta manhã serão apresentadas na reunião de terça-feira aos outros membro do colegiado para que se delibere sobre o terreno oferecido.

Também participaram do encontro com o secretário de segurança de Canoas e da visita ao terreno oferecido para construção da APAC o vice-prefeito de Novo Hamburgo, Roque Serpa, o pastor da Assembleia de Deus, Lacir Moraes Ramos e o ex-vereador de Porto Alegre, Elias Vidal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário