segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Preconceito e incitação à violência

Jeferson encaminha representação criminal contra Heinze e Moreira

 Paulo de Tarso Riccordi - Marcelo Bertani | Agência ALRS

Debate Público da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Federal

O deputado Jeferson Fernandes apresentou, nesta segunda-feira (17), à Procuradoria da República, representação criminal contra os deputados Luiz Carlos Heinze (PP) e Alceu Moreira (PMDB) "pela prática de homofobia, racismo, injúria preconceituosa e incitação à prática de atos criminosos".


O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia anexou à denúncia os vídeos com as gravações das falas dos deputados Heinze e Moreira numa audiência pública em Vicente Dutra sobre a demarcação de terras indígenas, e também cópia da entrevista de Heinze ao jornal Zero Hora, onde ele reafirmou e ampliou a incitação a violência contra índios.


Jeferson anunciou a iniciativa durante debate público sobre as declarações dos deputados federais e o que elas representam no sentido de um retrocesso das conquistas na área de Direitos Humanos. O plenarinho da Assembleia Legislativa foi tomado, na noite desta segunda-feira (17), por representações de indígenas, quilombolas, negros, gays e lésbicas, classificados como "tudo o que não presta" no discurso de Heinze.



Participaram do debate os deputados estaduais petistas Stela Farias, Edegar Pretto, Aldacir Oliboni, Daniel Bordignon, além dos dos federais Henrique Fontana e Dionilso Marcon, co-promotor do evento, na condição de integrante da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal.


Aguarde matéria consolidada

Nenhum comentário:

Postar um comentário