terça-feira, 23 de julho de 2013

Comissão debate método APAC no Mulheres da Paz Guajuviras

23/07/2013-11:48


Uma avaliação sobre o método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) foi realizada nesta manhã na sede do Programa Mulheres da Paz do Território de Paz Guajuviras.  Uma comissão formada pelas Secretarias de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), de Relações Institucionais e Monitoramento (SMRIM), Polícia Civil, Guarda Municipal, Coordenadoria de Políticas para Mulheres, associações de bairros, mulheres da paz e comunidades representadas debateram o sistema e o trabalho da entidade que se dedica à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Cerca de 30 pessoas participaram do encontro.

Valorização Humana

O trabalho da APAC dispõe de um método de valorização humana, baseado em 12 elementos, vinculada à evangelização, para oferecer ao condenado condições de se recuperar. Busca também , em uma perspectiva mais ampla, a proteção da sociedade, a promoção da Justiça e o socorro às vítimas.

Amparada pela Constituição Federal para atuar nos presídios, possui seu Estatuto resguardado pelo Código Civil e pela Lei de Execução Penal. Opera como entidade auxiliar dos Poderes Judiciário e Executivo, respectivamente na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade nos regimes fechado, semiaberto e aberto.

A principal diferença entre a APAC e o Sistema Prisional Comum, é que na APAC os próprios presos (recuperandos) são corresponsáveis pela sua recuperação e têm assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica prestada pela comunidade.

A segurança e disciplina do presídio são feitas com a colaboração dos recuperandos, tendo como suporte os funcionários, voluntários e diretores da entidade, sem a presença de policiais e agentes penitenciários.


Diferenças entre sistemas

A principal diferença entre a APAC e o Sistema Prisional Comum, é que na APAC os próprios presos ( recuperandos) são co-responsáveis pela sua recuperação e têm assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica prestada pela comunidade.

A segurança e disciplina do presídio são feitas com a colaboração dos recuperandos, tendo como suporte os funcionários, voluntários e diretores da entidade, sem a presença de policiais e agentes penitenciários. Além de frequentarem cursos supletivos e profissionais, eles possuem atividades variadas, evitando a ociosidade. A metodologia APAC fundamenta-se no estabelecimento de uma disciplina rígida, caracterizada por respeito,ordem,trabalho e envolvimento da família do sentenciado. A valorização do ser humano e da sua capacidade de recuperação é também um importante diferencial no método da APAC.

Crédito da notícia: Clever Larsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário