segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Caravana da Cidadania visita os municípios de Cerro Largo e Giruá




A Caravana da Cidadania, atividade que integra a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, presidida pelo depudato Jeferson Fernandes (PT), esteve na última sexta-feira (01/11), nos municípios de Cerro Largo e Giruá, para discutir a articulação da Rede Municipal de Direitos Humanos, abordando o tema da violência doméstica (mulheres, crianças e adolescentes).


Em Cerro Largo, o debate foi em torno da violência doméstica. O deputado Jeferson apresentou os indíces alarmantes da violêcia no município. De 2011 até os dias de hoje, já foram registrados cinco estupros, um feminicídio, 49 lesões corporais e 177 ameaças. Como encaminhamento do encontro, foi formado um grupo de trabalho que realizará uma reunião na próxima quinta-feira (7), para fortalecer a rede de direitos na cidade.

Já em Giruá, no final do debate com a população, que discutiu a articualção da Rede Municipal de Direitos Humanos, foi proposta a criação de uma Comissão de Direitos Humanos na Câmara Municipal de Vereadores. O objetivo é fortalecer a rede já existente no município e propor políticas públicas. O parlamentar enfatizou sobre as ocorrências registradas no município: três estupros, 76 lesões corporais e 149 ameaças.

Para o deputado Jeferson, as caravanas provocam o debate sobre os direitos humanos, colhendo denúncias e também as experiências bem sucedidas realizadas pelos municípios gaúchos. "Nos últimos tempos temos vivenciado um acentuado número de abusos e explorações sexuais de crianças e adolescentes, agressões contra mulheres, idosos e pessoas com deficiência, entre outros. Precisamos trabalhar a prevenção desde os lares das famílias, até o convívio em sociedade", afirmou.

Participaram prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, agentes de saúde, conselhos tutelares, conselhos de direitos, universidades, professores, estudantes, juízes, delegados, Brigada Militar, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário