sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Relato de desaparecimento na Argentina

Deputados ouvem relato de desaparecimento na Argentina

Marinella Peruzzo - MTE 8764 - 10:22 - 20/11/2013 - Foto: Karine Viana


Parlamentares também aprovaram a realização de audiência pública sobre filantropia na Emater

Na reunião ordinária da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, nesta quarta-feira (20), os parlamentares ouviram o relato de Vilson Gonzato a respeito do desaparecimento de seu irmão, Valdevir Gonzato, ocorrido em 1º de dezembro de 2009, na cidade de São Fernando, na Argentina. O caso foi trazido à comissão pelo deputado Aldacir Oliboni (PT), que foi procurado por Vilson em razão das dificuldades que este teve em obter informações das autoridades argentinas. Vilson contou ter estado em Buenos Aires, onde procurou a embaixada brasileira e a polícia, e também na cidade onde morava seu irmão. Disse ter feito inúmeros contatos, mas não recebeu resposta das autoridades. Conforme Vilson, seu irmão estaria hoje com 36 anos. Ele mostrou aos parlamentares uma foto do rapaz ao lado da então namorada. 

Por sugestão do deputado Oliboni, que coordena a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos deverá contatar oficialmente as autoridades brasileiras e argentinas, solicitando cópia dos autos do processo. Também pedirá apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e, se necessário, irá à Argentina.

Audiência pública

Os parlamentares também aprovaram, na reunião ordinária, a realização de audiência pública para tratar dos rumos da filantropia na Emater, o risco de perdê-la, os reflexos dessa possibilidade para os agricultores familiares e povos tradicionais e tratativas a respeito do tema. O debate, proposto pelos deputados Jeferson Fernandes (PT) e Edson Brum (PMDB), será na Casa do Gaúcho do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre.

Presenças

Estiveram na reunião o presidente da comissão, deputado Jeferson Fernandes (PT), e os deputados Valdeci Oliveira (PT), Aldacir Oliboni (PT), Cassiá Carpes (SDD), Álvaro Boessio (PMDB), Giovani Feltes (PMDB), Miki Breier (PSB), Adolfo Brito (PP) e Elisabete Felice (PSDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário