segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CCDH promove Seminário Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

CCDH promove seminário Semana Nacional da Pessoa com Deficiência



A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) e a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência, realizaram o Seminário Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, na segunda-feira (26). A atividade teve como tema "As pessoas com deficiência precisam de eficiência na comunicação", e contou com o apoio da Federação das APAES do RS, FADERS e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE). No encontro, foram abordados temas como políticas públicas para garantia da comunicação e informação para as pessoas com deficiência no RS, atuação do Ministério Público em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, entre outros.

O presidente da CCDH, deputado Jeferson Fernandes (PT) destacou na abertura do seminário que o Parlamento gaúcho, e em especial a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, tem trabalhado com muita ênfase o respeito a todas as pessoas, independentemente da condição que elas apresentam e que é preciso ouvir aqueles que atuam na área e lutar contra o preconceito. O petista também elogiou o trabalho realizado pelas Apaes e disse estar ao lado dos que acreditam que não seja contraditório o desenvolvimento de uma política de inclusão e a manutenção das Apaes.

Abaixo, confira a entrevista com o presidente do COEPEDE, Moisés Bauer Luiz:

- Profissão?

Moisés - Assessor jurídico no Ministério Público do Estado.

- Deficiência?

Moisés - Sou deficiente visual.

- Quais dificuldades você encontra no dia a dia em relação a mobilidade urbana?

Moisés - Encontro dificuldades principalmente ao andar nas ruas, devido as calçadas mal cuidadas e também ao atravessá-las, pela falta de sinaleiras sonoras que proporcionariam maior autonomia. Falta dos governantes mais investimentos nos espaços públicos e nas vias da cidade, eles deveriam ter maior sensibilidade para tratar desse assunto.

- Um dos assuntos do seminário é relacionado a comunicação. Quais medidas devem ser tomadas para que as pessoas com deficiência visual tenham maior acesso à informação?

Moisés - Deve haver um maior investimento em todos os meios de informação. Nas livrarias, quando vamos adquirir um livro, queremos comprá-lo em braile, assim, quando vamos à uma biblioteca pública, queremos encontrar livros para este tipo de leitura. Outro grande problema em relação ao acesso à informação é quando estamos buscando notícias na internet. A maioria dos sites não foram criados com ferramentas que possibilitem o acesso de deficientes visuais, o que limita muito nossos direitos à comunicação hoje em dia.

- Qual o maior desafio ao presidir o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE)?

Moisés - O maior desafio é convencer as autoridades a se colocarem no lugar dos deficientes. Fazer com que eles tenham capacidade de se sensibilizar para que possam realmente trabalhar políticas de inclusão para pessoas com deficiência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário