Jefferson Fernandes lamenta femicídios no RS
Gilmar Eitelwein - MTE 5109 - 18:44 - 18/11/2014
O deputado Jeferson Fernandes (PT) lamentou os recentes femicídios ocorridos no estado. Um dos casos vitimou a ex-secretária de Educação do governo Orlando Desconsi, professora Neli Cadaval da Costa, da cidade de Santa Rosa. Ela foi alvejada na cabeça pelo ex-marido e está internada na UTI do Hospital Vida & Saúde em estado gravíssimo.
Em manifestação na Tribuna da Assembleia nesta terça-feira (18), o parlamentar defendeu a luta contra o machismo e pelo fim da violência contra as mulheres. “O que aconteceu com a Neli sabemos que acontece com milhares de mulheres na hora que elas buscam afirmar seus direitos. Há um sentimento de posse em relação à mulher, os homens geralmente agem assim ou de outras formas não menos violentas”.
O parlamentar entende que é preciso ter mais delegacias especializadas nos municípios, para tratamento e prevenção, para que diminuam casos como este. “Mesmo com advento da Lei Maria da Penha, os crimes não diminuíram”, lamentou.
Reforma política
O deputado também defendeu a necessidade de uma reforma política que acabe com o financiamento de campanhas por empresas. Segundo ele, os escândalos envolvendo diversas lideranças políticas, como no caso da Petrobras, “vira e mexe tem a ver com o patrocínio de campanhas eleitorais”. Para o petista a reforma política, com o respectivo financiamento público, é urgente e fundamental para que voltem a prevalecer, na política, valores como ética e honestidade.