quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Comissão de Cidadania e Direitos Humanos lança versão virtual do Relatório Azul 2013

Comissão de Cidadania e Direitos Humanos lança versão virtual do Relatório Azul 2013
Foi lançada, nesta quarta-feira (11), a versão virtual do Relatório Azul 2013, publicação que reúne informações sobre violações de direitos fundamentais no estado do Rio Grande do Sul, bem como um resumo das atividades da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), no ano de 2013. “Todo nosso trabalho, realizado ao longo deste ano, pode ser conferido no Relatório Azul. Buscamos informar a população gaúcha sobre os índices de violência no Estado. Também apresentamos reflexões sobre importantes temas como o da violência doméstica”, explicou o deputado Jeferson Fernandes (PT), presidente da CCDH.

O Relatório está divido em 17 capítulos, dentre os quais, os que tratam da questão das mulheres, crianças e adolescentes, idosos, população LGBT, democratização da comunicação, luta antimanicomial, situação prisional, criminalização dos movimentos sociais, violação de direitos em cruzeiros marítimos, juventude, igualdade racial, entre outros. Cada um deles, além de relatar o trabalho da CCDH, traz um artigo escrito sobre o tema.
Um dos destaques da publicação é o capítulo que fala das Caravanas da Cidadania, projeto implementado nessa gestão, que percorre os municípios do Rio Grande do Sul no intuito de articular a Rede Municipal de Direitos Humanos. “A atividade visa conhecer melhor as situações de violação dos direitos humanos, refletir sobre as principais causas e sair dali no compromisso de formatar a rede municipal de proteção, além de compartilhar experiências exitosas já realizadas nos municípios", explica Jeferson.

Participaram do lançamento o  secretário da Segurança Pública do Estado, Airton Michels; o sub-procurador geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles; o representante da Defensoria Pública, Irvan Antunes Vieira Filho;  os procuradores Fernanda Tonetto, Gilmar Bortolotto, Luciano Pretto e Antonio Carlos de Avelar Bastos; o representante da OAB/RS, Roque Reckziegel; o coordenador de Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabulo Nascimento da Rosa; o prefeito de Bagé, Dudu Colombo; os vereadores de Bagé Paulo Parera, Lélio Lopes, Caio Ferreira, Márcia Torres e Rafael Fuca; representantes da prefeitura de Canoas; o presidente da APAC de Canoas, Enio Andrade; o pastor Evangélico, Lacir Ramos; e os representantes da Economia Solidária, Helena Bonumá; entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário